banner-uniben
careca ar condicionado banner
previous arrow
next arrow

Volkswagen paralisará produção (mais uma vez) em três fábricas


15/06/2021 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Blog



Polo, Virtus, Nivus, Saveiro, Fox e T-Cross deixarão de ser feitos por 10 dias

A Volkswagenanunciou mais uma paralisação em suas fábricas devido a falta de semicondutores na indústria, que vai interromper a partir de 21 de junho a produção das unidades de São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP) e de São José dos Pinhais (PR). Vale lembrar que a VW já suspendeu em outro momento sua produção nas plantas de Taubaté (SP) e na citada planta paranaense, inclusive pelo mesmo período, conforme anuncio no ultimo dia 31 de maio.

Com essa nova paralisação, os modelos Polo , Virtus , Nivus , Saveiro(feitos na unidade do ABC paulista),Fox e T-Cross(produzidos em São José dos Pinhais) deixarão de ser produzidos por 10 dias. A fábrica de motores da marca em São Carlos (SP) também terá suas atividades suspensas. Com esse novo comunicado, é a segunda vez que a Volkswagen “desliga a chave” da linha de montagem de suas fábricas em 15 dias.

Galeria: Volkswagen T-Cross – Fábrica São José dos Pinhais

Produzidos na fábrica de Taubaté, tanto o Gol como o  Voyage não foram atingidos dessa vez e estão com sua produção sendo retomada agora por conta da parada anunciada no final de maio. A Volkswagen ainda alertou que a situação daqui para frente será complicada, já que novas paralisações deverão acontecer mais para frente, caso a falta de semicondutores na indústria persista – o que infelizmente deve ocorrer por alguns anos de acordo com especialistas. Veja abaixo parte do comunicado oficial com a explicação da montadora:

“Uma escassez significativa de capacidades de semicondutores está levando a vários gargalos de fornecimento em muitas indústrias globalmente (telecomunicação, computação, eletroeletrônicos e smartphones). Isso também gerou problemas no abastecimento da indústria automotiva ao redor do mundo desde a virada do ano. O resultado são adaptações em toda a indústria na produção de automóveis, o que também afeta as marcas do Grupo Volkswagen.

“Nos últimos meses, o time da Volkswagen do Brasil tem trabalhado intensamente, em parceria com a matriz e fornecedores, para minimizar os efeitos da escassez de semicondutores para a produção em suas fábricas no Brasil. Entretanto, o cenário atual não demonstra o encaminhamento para uma solução definitiva visando a normalização do fornecimento de chips. Ao contrário, há sérios riscos de agravamento dessa situação nas próximas semanas.

por Diego Dias

Comentários