banner-uniben
careca ar condicionado banner
previous arrow
next arrow

Sucesso da Strada, inédito SUV e Toro renovada fazem Fiat sonhar com a liderança


04/02/2021 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Blog



Lançamento da nova geração da picape movimentou lojas e aumentou indiretamente as vendas
Quem olhava para o portfólio da Fiat poucos anos atrás não enxergava muito futuro. Nem mesmo os concessionários. No entanto, o plano de renovação da linha mudou radicalmente este cenário a ponto de fazer a marca Fiat já vislumbrar a liderança de vendas no Brasil. Uma das grandes responsáveis por essa mudança é a nova geração da Fiat Strada. Além de ser sucesso absoluto, ajuda indiretamente na venda de outros modelos.

“O lançamento da Strada, em linhas gerais, trouxe um movimento adicional às lojas que acabou afetando outros produtos. A partir da chegada da picape, e com um fluxo maior nas lojas, os outros carros também começaram a ter melhor performance. Este é um movimento que se consolidou”, afirmou Zola. De acordo com o executivo, modelos como Argo e Mobi foram os grandes beneficiados por esse aumento de movimento nas lojas.

Outro fator que contribuiu foi a renovação dos pontos de vendas. “O cliente já começa a perceber uma Fiat diferente, uma nova Fiat. Começa a perceber uma nova entrega de valor na Fiat, a partir de todo esse movimento conjunto. Cerca de 50 lojas já foram completamente modernizadas com a nova identidade. A expectativa é chegar ao fim do ano com 250 lojas renovadas e atingir a totalidade de mais de 500 lojas até o fim do ano que vem”, disse o executivo.

Lançamentos começam com a nova Toro no 1º semestre
O otimismo da Fiat para 2021, mesmo com a pandemia, é explicado pelo horizonte de novidades que chegam ainda este ano. A primeira novidade a estrear será a renovação da picape Toro ainda no primeiro semestre. Já flagrada por diversas vezes, evoluirá discretamente no visual, mas deve ganhar muito em acabamento e tecnologia. Por dentro, estreará painel digital e uma opção com tela multimídia vertical ao melhor estilo RAM 1500. Sob o capô, terá o novo motor 1.3 turboflex.

No segundo semestre está confirmada a chegada da nova Strada com câmbio automático CVT. De acordo com Zola, todo o desenvolvimento técnico do produto, o que envolve engenharia e validação, estão mantidos. No entanto, o reflexo da falta de insumos gerais para produção dos veículos pode impactar no volume de produção, permanecendo assim o cronograma de apresentação e lançamento da nova Strada CVT para o segundo semestre.

Principal novidade da marca no ano e que ampliará a cobertura de mercado da Fiat será o inédito SUV do segmento B. Ainda sem nome revelado, é a arma que a marca italiana guarda a sete chaves para dar um salto ainda maior em seu volume de vendas, e assim, conquistar em definitivo a liderança do mercado brasileiro. Produzido em Betim (MG), terá debaixo do capô a nova família de motores turbo baseado na linha Firefly, 1.0 turbo de três cilindros, associado a um câmbio automático do tipo CVT. O lançamento acontecerá no segundo semestre deste ano.

Outro lançamento confirmado para o segundo semestre é o do Fiat 500 elétrico. Embora não seja um carro para fazer volume, colocará a Fiat em um nicho eletrificado que adiciona muito valor à marca. Totalmente novo, o compacto renascerá em nosso mercado em versão única, 100% elétrica, importado da Europa.

Liderança: mais cobertura e possível ampliação da rede
Para o executivo, esse movimento que visa a liderança está acontecendo de maneira muito consistente. “Podemos pensar sim em ver a marca Fiat lutando pela liderança de mercado em 2021, porque esse movimento se deu de uma maneira muito robusta. Temos produtos muitos bem posicionados, e temos um plano muito forte para aumentar a cobertura de mercado que fechou 2020 com cerca de 60%. A expectativa com a entrada no segmento B-SUV pode colocar a nossa marca com cobertura de mercado de mais 80% dos segmentos”, disse Zola.

Outro ponto citado pelo executivo e que já vinha sendo sentido ao longo de 2020 foi o aumento no interesse de concessionários em representar a marca Fiat. “No ano passado meu telefone não parava de tocar, eram interessados em nos representar. A Fiat está vivendo um momento completamente diferente do que há 3 anos. Hoje o negócio dos concessionários é saudável, há um grande volume de interessados”, concluiu Zola. Ao ser questionado se parte desses interessados eram de origem Ford, o executivo admitiu que sim…

Por: Fábio Trindade
carros no ranking dos 10 mais emplacados do Brasil.

Galeria: Fiat Strada Volcano 2021 (na loja)

Comentários