banner-uniben
careca ar condicionado banner
previous arrow
next arrow

Recall do Mitsubishi Pajero Full – Problema na Suspensão


20/11/2020 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Blog



Problema atinge modelos fabricados entre 2016 e 2018.
A Mitsubishi divulgou recentemente um chamado para recall direcionado aos proprietários do Pajero Full. De acordo com as informações constantes no comunicado, as unidades envolvidas foram fabricadas no período situado entre outubro de 2016 e fevereiro de 2018. Os chassis — não sequenciais — vão de HJA00109 até KJA00242.

De acordo com a HPE Automóveis, representante da companhia japonesa no Brasil, o problema que motivou o recall tem relação com uma falha que foi verificada no processo de fabricação de um acessório da suspensão. Em decorrência desse problema, pode haver o rompimento do ponto de solda da balança inferior dianteira.

Como consequência, o veículo pode sofrer com a perda de estabilidade. Em situações mais complicadas, o conjunto de roda e pneu poderá travar. De acordo com a própria montadora, existe o risco real de danos graves ou acidentes fatais envolvendo os ocupantes e terceiros nas vias públicas.

Agendamento
Os proprietários do Pajero Full englobados por esse recall já podem fazer o agendamento para a substituição do componente com defeito. É possível fazer isso em alguma concessionária da marca ou pelo site www.mitsubishimotors.com.br/recall. Informações adicionais podem ser obtidas no endereço eletrônico citado ou pelo telefone 0800 702 0404.

Recall e os direitos do consumidor
É muito importante que o proprietário do veículo entenda como funciona o processo de recall, especialmente, no que tange aos direitos ante uma situação assim. Aliás, um dos pontos mais importantes é saber que o recall não pode gerar nenhum tipo de ônus ao consumidor.

Se o veículo faz parte do grupo daqueles que precisarão passar pelo recall, é essencial entrar em contato com o fornecedor ou com a concessionária autorizada mais próxima, para saber onde o procedimento deverá ser realizado e quanto tempo demorará.

Leia também: Carros Subcompactos Mais Econômicos no Brasil em 2016 – Ranking do Inmetro
Vale lembrar que, além da segurança, os carros que não atenderem ao chamado da solicitação ficam com esse registro na documentação.

Entretanto, mesmo que o proprietário do veículo não compareça ao chamado pelo período de até um ano, ele ainda permanece com o direito de ser atendido a qualquer momento. A título de curiosidade, não é raro que muitas pessoas apenas fiquem sabendo do recall para seus veículos muito tempo após o comunicado — há casos em que pessoa procura a concessionária anos após o anúncio do recall, e ainda assim, estão dentro de seu direito.

Mitsubishi Pajero Full
O Pajero Full é o melhor representante da Mitsubishi em termos de tradição no mercado 4×4. Para uma ideia sobre o peso desse modelo, basta considerar que ele já foi campeão do rali Dakar 12 vezes.

O carro conta com uma carroceria muito resistente a torções, por isso, é um veículo que pode agradar pessoas que gostam de fazer trilhas ou andam muito em estradas.

Mesmo sendo um excelente off-road, isso não é sinônimo de despojamento. A parte interna do Pajero Full chama a atenção pelo bom nível de requinte, com destaque para o acabamento em Black Piano. O modelo também possui uma central multimídia com compatibilidade com o Android Auto e Apple Car Play.

Com apenas um toque é possível navegar pelas 10 funções que integram o computador de bordo. Há também o piloto automático integrado, volante com controle de áudio e um painel de instrumentos bem funcional. Oferece, também, ar-condicionado dual zone digital com saída independente tanto para a segunda quanto para a terceira fileira.

Em termos de segurança, o Mitisubishi Pajero Full possui arbags laterais, frontais e de cortina quem juntamente com o sistema de deformação, auxiliam na proteção dos passageiros e motoristas em caso de colisão. Além disso, o carro ainda conta com Isofix, que permite segurança e praticidade na fixação de cadeirinhas infantis.

Comentários