O fim do câmbio automatizado de embreagem única no Brasil
16/11/2020 Blog
As novidades no mundo dos automóveis costumam interessar muita gente. Os apaixonados por veículos sempre ficam de olho nos lançamentos de novos modelos. O Salão de Genebra ganha holofotes do mundo todo, pois de lá costumam sair os anúncios dos novos lançamentos. Estes são aguardados com muitas expectativas por quem faz parte do mundo automobilístico, além de claro os clientes.
Na contramão desse cenário, também há os modelos que deixam o mercado. Geralmente, muitos modelos conseguem se consolidar por muito tempo no mercado, embora seja necessário que as fabricantes invistam constantemente em novas adaptações e procure trazer requintes de modernidades. Entretanto, as fabricantes costumam monitorar todos os índices dos seus modelos, justamente em busca dessas melhorias e atender ao que o mercado está procurando. Alguns dos modelos, quando começam a decair nas vendas é interpretado como um dos principais sinais de que o mesmo está ficando saturando. Por vezes, algumas de suas funções também ficam ultrapassadas.
Em virtude da pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus, os órgãos de saúde recomendaram o isolamento social como uma das medidas de tentar frear a disseminação da doença. Como consequência de passar mais tempo em casa, muitos sujeitos conseguiram economizar dinheiro e adiantaram os planos de compra de casas e automóveis, por exemplo. Diante disso, pesquisar os modelos e todas as suas vantagens e desvantagens parece muito promissor e ajuda o sujeito na hora de decidir a compra.
Na hora da compra, muitos fatores são levados em conta. O custo beneficio é um dos principais, diante de tantos modelos disponíveis no mercado os clientes costumam pesquisar muito antes de levar para casa um modelo. Diante disso, é importante ficar por dentro de todas as atualizações no mundo dos automóveis, além de influenciar no valor de compra como também para uma possível revenda. Além de fatores ligados a manutenção dos veículos. Essas questões aparecem como pertinentes e chamam a atenção do cliente.
Leia também: Mercedes CLA 200 x Audi A3 Sedan – Comparativo e Diferenças
O da vez é um modelo da Fiat. A fabricante anunciou a saída de linha do modelo Fiat Cronos Drive GSR. Este era o último modelo que oferecia câmbio automatizado de embreagem única no Brasil. Ele estreou no país 12 anos atrás, ou seja, em 2008 como Dualogic, que foi desenvolvido pela Magneti Marelli.
Esse modo de funcionamento era comparado a um robô, pois as trocas de marchas eram feitas sem o auxilio do motorista. O motorista ficava no comando apenas do acelerador e do freio. Esse tipo de sistema permitia a maior possibilidade de não ocorrer falhas humanas, como por exemplo soltar o pedal ligeiro demais.
Entretanto, parece que essa característica na prática deixava a desejar, visto que as trocas de marcha funcionavam de forma lenta, para isso era necessário utilizar um toque no acelerador. Além disso, ele apresentava desgaste considerado rápido demais em algumas peças, principalmente nos discos de embreagem.
Outras fabricantes adotaram em modelos como a chevolet Meriva, Polo Sedan e Sandero o mesmo sistema de cambio automatizado. Com isso, algumas marcas levaram um certo tempo até abandonar o uso dessa tecnologia.
O modelo já sumiu do catalogo do site da marca, segundo especulações a mudança ocorrerá já no próximo ano. A expectativa é a de que já em 2021 a Fiat adote caixa automática do tipo CVT, para modelos como a Strada, a Toro e o Cronos. Além disso, o modelo receberá transmissão automática de 6 machas.
Aos clientes da Fiat e interessados ainda no modelo, ele estará disponível até ano que vem na versão 1.8 Drive AT, que está custando o equivalente a R$ 73.990. Se comparado a versão Cronos 1.3 Drive GSR, o primeiro está custando cerca de R$ 7 mil reais abaixo.
Deixar uma Comentário