Câmbio Automático – Cuidados e Erros que Estragam a Transmissão
23/10/2020 Blog
Confira aqui algumas dicas de cuidados e os principais erros que estragam o câmbio automático dos carros.
Ter um carro automático pode significar luxo e conforto e, por isso, acaba sendo um sonho para muitos. Entretanto, caso seja usado de forma errada ou não tomando os cuidados necessários, o câmbio passar de um sonho para um grande pesadelo.
Para te auxiliar nessa manutenção e te ajudar a evitar possíveis erro que acabem danificando o câmbio e estragando a transmissão, separamos várias situações que ocorrem no dia a dia e você deverá fugir para prolongar a vida do seu carro.
O câmbio automático surgiu primeiramente para pessoas com deficiência, mas rapidamente se popularizou e atualmente quase todos os modelos comercializados no Brasil já possuem seu modelo automatizado.
Como funciona um câmbio automático?
Basicamente, este modelo exclui a necessidade do pedal da embreagem, isso porque a troca de marchas é feita pelo próprio sistema do automóvel, o que ajuda bastante em cidades onde o tráfego é lento e é preciso ficar pisando na embreagem o tempo todo.
É importante notar que existem três tipos diferentes de câmbio. Saber qual é o seu irá facilitar ainda mais os cuidados com a manutenção, são eles: o câmbio automatizado, o câmbio automático e o CVT.
A primeira opção possui um sistema de dupla embreagem, o que torna a mudança de marcha interna mais rápida, já o câmbio automático possui um sistema que troca de marcha de acordo com a necessidade do motor. Por fim, a CVT possui uma transmissão variável, que atua de acordo com a pressão feita no pedal.
Em qualquer um dos câmbios haverá uma alavanca com quatro opções com letras, saber o que significa cada uma é o primeiro passo para evitar o estrago na transmissão:
P: significa “parking” em inglês, ou seja, deve ser utilizada quando o veículo estiver totalmente parado ou estacionado.
N: é o ponto morto, ou seja, ele está em posição neutra.
R: marcha ré.
D: deve ser colocado quando o veículo estiver em movimento.
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Principais erros que estragam a transmissão
O principal e mais comum erro é engatar a marcha errada durante a direção. Por exemplo: engatar a ré rapidamente ao fazer uma manobra enquanto o carro ainda está em movimento. Este erro pode gerar uma grave falha de transmissão.
Outro erro é tentar fazer com que o carro pegue no tranco. Isso porque quando o carro está estacionado ele está na marcha P que serve para travar as rodas do veículo quando ele não está em movimento, por isso, tentar fazê-lo andar quando está nesta posição pode acabar quebrando o pino de trava.
Por fim, andar com o carro em ponto morto, além de causar a falsa sensação de que está gastando menos combustível, pode causar graves acidentes. O sistema de injeção eletrônica de um carro automático é calibrado ainda na fábrica para que quando o veículo está no ponto D ele já ative o modo de baixo consumo.
Agora imagine que você está em uma descida íngreme e o carro esteja em marcha neutra, isso irá sobrecarregar o freio e até superaquecê-lo, o que fará com que ele perca sua eficiência.
Cuidados e manutenção do câmbio automático
É verdade que esta opção exige uma despesa bem inferior comparada ao câmbio manual, mas isso não significa que os cuidados devem ser esquecidos. Por outro lado, caso haja algum problema no local, o gasto com o reparo é significativamente maior. Por isso, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
A lubrificação é um ponto essencial na manutenção do câmbio automático, isso porque ela impede que haja um superaquecimento ou um excesso de fricção. Cada carro possui um tempo específico para que este cuidado seja feito, entretanto, o ideal é que seja feito a cada 30 mil quilômetros rodados.
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