Jetta: 30 anos de China com edição de SUV médio a preço de compacto
05/08/2020 Blog
O Jetta chegou ao mercado chinês 1990 como o segundo carro da Volkswagen a ser produzido naquele país, ainda totalmente fechado ao capitalismo. O primeiro VW chinês foi o Santana, com o Audi 100 chegando algum tempo depois, ainda nos anos 80.
Tendo vivido apenas duas gerações, sendo a segunda e uma adaptação do projeto do New Santana, o Jetta acabou virando submarca e agregando mais dois produtos, além do próprio sedã compacto. Eles são os modelos VS5 e VS7. Contudo, estão longe de um projeto popular.
Ambos são SUVs de porte médio e baseados em produtos já existentes na Europa, como os espanhóis Seat Ateca e Tarraco. Com porte de Tiguan e Tiguan Allspace, eles compartilham a mesma base do VW.
Contudo, a proposta na China é de ser um carro popular e atuar nas faixas de entrada do mercado chinês, ficando também abaixo do portfólio da VW e isso significa preços módicos.
Agora, para celebrar os 30 anos da chegada do Jetta à China, a marca lança uma edição especial dos modelos VS5 e VS7, que chegam ao mercado chinês com preços de 98.800 e 121.800 yuans.
Numa conversão direta, esses valores representam apenas R$ 75 mil e R$ 92,5 mil, respectivamente. Aqui, usando a mesma motorização EA211 1.4 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm, com o VS7 tendo sete lugares, eles custariam pelo menos o dobro.
Asim como se espera para o Tarek, os Jetta VS5 e VS7 usam câmbio automático Tiptronic de seis marchas para reduzir o custo de produção. Contudo, isso não significa que ambos são desprovidos de equipamentos de conforto para custar menos, pelo contrário.
VS5 e VS7 na edição especial vêm com teto solar panorâmico, monitoramento em 360 graus, entrada e partida sem chave, rodas de liga leve, ar condicionado automático, entre outros recursos.
Não sendo elétricos ou híbridos, a dupla da Jetta ainda tem preços que fazem até os americanos ficarem com inveja, custando o equivalente a US$ 14,2 mil e US$ 17,5 mil, respectivamente.
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