Quais os principais impactos do Coronavírus no setor automotivo brasileiro?
07/04/2020 Blog
Montadoras interrompendo produção e anunciando férias coletivas, esvaziamento de escritórios, demissões e greves; determinações estaduais para o fechamento de concessionárias. Definitivamente, com a transmissão local confirmada, já podemos sentir os impactos do Coronavírus no setor automotivo brasileiro. E não estamos falando apenas de queda nas vendas: o aumento exponencial do dólar, a quarentena da população e redução das importações também preocupam devido ao estoque de peças e acessórios e a necessidade de manter o atendimento no pós-vendas.
Os dados mostram que as vendas de veículos durante a primeira quinzena de março ainda escaparam da pandemia. Até então, foram emplacados 112,2 mil automóveis e comerciais leves. No entanto, esse movimento não deve se manter no fechamento do mês. Muitos concessionários já reclamam do esvaziamento dos showroons e da queda na procura por veículos.
Nesta semana, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) emitiu comunicado para as 7,1 mil concessionárias brasileiras informando que fará a revisão de expectativas de vendas em abril. No entanto, evitou indicar abertamente o fechamento das lojas. A entidade afirma que os estoques das concessionárias têm garantia de abastecimento por um período de 45 a 60 dias.
No entanto, sabemos que essa não é exatamente a realidade para todas as marcas. Algumas delas, como a Hyundai, tem boa parte dos componentes importado diretamente de países como Coreia, Japão, China e da Europa, que estão no epicentro da pandemia do Covid-19.
Os primeiros dias de abril serão decisivos para reavaliar as projeções do ano. Mas é fato que já podemos listar alguns dos principais impactos do Coronavírus no setor automotivo brasileiro e o que é possível fazer para contornar a situação neste primeiro momento.
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