Esperada para estrear neste ano, algo que havia sido confirmado pela caoa chery há algum tempo, a Exeed ainda vai demorar para fazer sua estreia no Brasil. Isso porque segundo o próprio presidente da Caoa Chery no país, Marcio Alfonso, revelou que a Caoa Chery tem que ganhar um pouco mais de volume para só depois poder lançar a marca de luxo em terras tupiniquins.
Para quem ainda não tinha ouvido falar da Exeed, a marca está sob o guarda-chuva da Chery e tem como perfil carros mais voltados ao luxo, algo como a Lexus está para a Toyota e a Infiniti está para a Nissan. Mas voltando a falar do adiamento da Exeed no mercado brasileiro, antes a Caoa Chery quer ganhar mais “musculatura” no Brasil, ou seja, aumentar sua participação de mercado que no acumulado entre janeiro e novembro de 2021 chegou a 2,02%.
Para lançar a Exeed por aqui, a Caoa Chery planeja alcançar uma participação de pelo menos 3% no mercado brasileiro, o que representaria cerca de 60 mil unidades anuais. Atualmente, a marca sino-brasileira bateu a marca de 36.048 unidades comecializadas nos primeiros 11 meses de 2021, o que é um bom resultado, já que a meta do ano estava fixada em 2% e foi batida com um mês de antecedência e superada em 0,2%. Assim, a marca de luxo vai demorar um pouco mais para chegar em terras tupiniquins.
Grande parte deste volume que a Caoa Chery quer fazer é com os SUVs da casa, onde a gama é composta hoje pelos modelos Tiggo 5X , Tiggo 7 e Tiggo 8 , além do compacto Tiggo 2 e Tiggo 3X. No entanto, a fabricante quer que grande parte deste volume seja representado principalmente por modelos que atuam no “andar de cima”, principalmente numa faixa de SUVs médios para acima e na casa dos R$ 170 mil. Algo que até faz sentido, pois os modelos mais vendidos são o Tiggo 5X e o SUV de 7 lugares Tiggo 8, que no acumulado do ano venderam 11.656 e 9.190 unidades, respectivamente.
Voltando para a Exeed, a nova marca ainda vai chegar ao Brasil, pois está incluída no aporte de R$ 1,5 bilhão anunciado pela Caoa Chery há pouco mais de um ano para a fábrica de Anápolis (GO). O investimento será feito ao longo de 5 anos, ou seja, até 2025. Na época, Marcio Alfonso não deu detalhes sobre qual seria o novo carro, mas adiantou que o lançamento aconteceria em 2021 (o que foi adiado agora) e “com alto padrão de acabamento e tecnologia para concorrer com marcas como BMW e Mercedes-Benz”.
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