Pouco mais de duas semanas depois de lançar o SW4 Diamond versão de proposta mais luxuosa do utilitário, a Toyota anunciou o novo SW4 GR-S.Ao contrário do que se imaginava, a nova configuração esportiva chega para ficar posicionada no topo da gama do SUV, que vem importada da Argentina com preço de R$ 415.790 (R$ 9 mil mais cara que o SW4 Diamond).
Para quem não se lembra do SW4 GR-S, ele apareceu aqui noMotor1.comquando os primeiros detalhes do utilitário assinado pela Toyota Gazoo Racing eram divulgados pela marca japonesa. Mas falando do novo SW4 GR-S, ele se diferencia principalmente pela parte frontal, que assim como a Diamond traz faróis full-LED com novo formato e assinatura, além de para-choque exclusivo com o emblema GR-S em preto e vermelho no lado esquerdo da entrada de ar. A região dos faróis de neblina traz um friso adicional na cor da carroceria.
Outras novidades estéticas ficam por conta das rodas de liga-leve de 18 polegadas com emblemas GR, spoiler traseiro exclusivo (e de tamanho considerável) e também pelo para-choque traseiro com “difusor aerodinâmico”, como afirma a Toyota. O novo SW4 GR-S será comercializado somente com duas opções de cores, sendo Preto Mica ou a pintura bicolor em Branco Pérola com teto preto.
Indo para a cabine não tem como não se lembrar do Corolla GR-S, já que os bancos trazem a mesma padronagem que combina couro em suede com costuras contrastantes em vermelho, fora que os assentos têm acabamento perfurado e apoios de cabeça com o emblema Toyota Gazoo Racing bordado. O volante também tem revestimento de couro microperfurado e costuras vermelhas, enquanto as pedaleiras tem acabamento de alumínio.
Apesar de não ser limitada, o SW4 GR-S recebe ainda uma plaqueta no console com o número da unidade – tudo para manter uma aura de exclusividade. Outros detalhes ficam para o painel de instrumentos, que tem uma pequena tela de TFT de 4,2” com animação exclusiva de boas-vindas na versão GR-S.
Não há novidades em relação a motorização, já que o SW4 GR-S tem o mesmo motor 2.8 turbodiesel de 204 cv e 50,9 kgfm de torque, o mesmo das demais versões do utilitário. A transmissão é automática de 6 marchas e a tração 4×4 com reduzida. Embora não tenha novidades no motor, o SUV traz um projeto exclusivo de suspensão que adota amortecedores tipo monotubo. Na prática, a Toyota afirma que a mudança no sistema de amortecimento deixou o utilitário mais firme e com menor nível de rolagem de carroceria, o que deixou também a direção mais direta e progressiva.
Para justificar os R$ 415.790 pedidos pelo SW4 GR-S, a Toyota o recheou de equipamentos. Assim, o SUV traz carregador de celular sem fio, ar-condicionado digital de duas zonas, abertura de porta-malas com sensor de movimentação dos pés, sistema de câmeras com visão 360, alerta de tráfego cruzado traseiro e alerta de ponto cego. Soma ainda central multimídia de 8”, sistema de som JBL com 10 alto-falantes e um subwoofer, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa, controles de estabilidade e tração, monitor de ponto cego, 7 airbags, assistência à frenagem de emergência, entre outros.
Por-Diego Dias
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