Aos poucos, a Fiat vai renovando toda a sua linha, principalmente agora que as novas regras de emissões do Proconve L7 obrigarão mudanças nas motorizações. Depois de lançar o inédito Pulse e renovar a Toro , chega a vez de olhar para um modelo mais antigo: o novo Fiat Fiorino, apresentado hoje com a mesma identidade visual de Argo e Cronos, mais equipamentos e um motor 1.4 melhorado, iniciando as vendas em versão única por R$ 99.990.
A estreia do Fiat Fiorino 2022 era esperada há um bom tempo, pois o furgão rodava em testes há meses, escondendo a frente. O novo design tem muito mais de Uno do que dos outros modelos, por conta do formato do para-choque, dos faróis e até a altura da grade. Porém, já traz algumas mudanças, pois o Uno envelheceu e está fora do padrão atual da empresa. O Fiorino já utiliza uma grade horizontal com três filetes pretos e o novo logotipo da empresa, além de contar com um para-choque exclusivo. A lateral e a traseira seguem iguais.
Fiat Fiorino 2022
Entre e encontrará um carro bem diferente, pois adota a mesma cabine que a nova geração da Strada em todos os aspectos. As saídas do ar-condicionado tem o mesmo formato, assim como a posição dos botões acima da área do rádio ou os comandos do ar-condicionado logo abaixo. Até o volante tem o mesmo desenho, embora não seja multifuncional e com um acabamento mais simples. A foto divulgada mostra os bancos de tecido com o mesmo padrão.
O painel de instrumentos agora é idêntico ao do Mobi e do Uno, usando um velocímetro grande na parte central, em volta de uma pequena tela monocromática para o computador de bordo. Na lateral esquerda fica o conta-giros e a parte direita é dedicada às luzes de indicação como dos faróis, freio de estacionamento ou erros do motor.
Quase todos os rumores sobre a parte mecânica estavam errados. Ao invés de adotar o motor 1.3 Firefly de 109 cv para as versões mais caras, a Fiat apostará em uma versão única do furgão, sempre com o motor 1.4 de quatro cilindros. É o velho conhecido Fire Evo, agora batizado somente como EVO e que recebeu modificações para ser mais eficiente.
A Fiat diz que reduziu o consumo de combustível em até 11,8% quando utilizando gasolina (8,3% com etanol), porém a potência teve uma redução leve para 86 cv com etanol e 84 cv com gasolina (era 88 cv e 85 cv, respectivamente). Já o torque caiu para 12,2 kgfm com etanol e 11,8 kgfm com gasolina (uma perda de 0,3 kgfm e 0,6 kgfm, respectivamente).
Na prática, isto significa que o Fiorino consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos (com etanol) e a velocidade máxima é de 160 km/h. O consumo oficial pelo programa de etiquetagem do Inmetro diz que o furgão faz 8,1 km/litro na cidade e 8,4 km/litro na estrada, quando abastecido com etanol. Quando estiver com gasolina no tanque, fará 11,7 km/litro e 12,4 km/litro, respectivamente.
A transmissão manual de 5 posições também teve mudanças na relação de marchas, encurtando as 2ª e 3ª marchas. Isto foi feito para aumentar a agilidade quando o motorista estiver nas cidades, além de evitar reduzir em retomadas e subidas. Já a 5ª marcha está 5% mais longa para reduzir o consumo e os ruídos quando estiver em velocidades de cruzeiro. Até a ré foi encurtada em 14%, aumentando a força disponível ao fazer manobras em ladeiras, mesmo quando o furgão estiver carregado.
Outra alteração foi a suspensão traseira, ainda de eixo rígido, mas com novos materiais de maior resistência, permitindo que ficasse mais leve enquanto reduz o camber residual e a massa não-suspensa. A marca promete que isto melhora a eficiência e a estabilidade do Fiorino. O furgão ainda recebe controles de estabilidade e tração de série, junto com o assistente de partida em rampas, antecipando a obrigatoriedade do equipamento.
A única versão à venda será a Endurance, trazendo ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, vidros e travas elétricas, predisposição para rádio, protetor de cárter, alarme, faróis de neblina e chave com telecomando, além dos já citados controles de estabilidade e tração.
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