Presente no portfólio da toyota Hilux desde 2018, a versão preparada GR Sport voltará a ser oferecida no Brasil em 2022 com visual reestilizado e lista de equipamentos atualizada. Antes disso, porém, está sendo lançada em diversos mercados da Ásia, adiantando as novidades que logo mais chegarão por aqui. Primeiro foi anunciada na Tailândiae agora está sendo apresentada no Japão, inclusive com diferenças para ambos os mercados.
Por fora, a nova Hilux GR Sport se diferencia pelo aspecto mais robusto do design. Na dianteira, a grade frontal é exclusiva e traz a grafia Toyota destacada em letras maiúsculas. Além disso, há para-choque inédito e faróis em LED com arranjo de luzes modificado. As laterais contam com rodas de 18 polegadas com acabamento em preto, molduras plásticas e retrovisores também em preto. A traseira agrega novo emblema e para-choque modificado.
O interior também tem elementos exclusivos, incluindo bancos com acabamento em couro e logo GR Sport no encosto, detalhes em vermelho na parte superior e costuras dos assentos e do volante contrastantes. Ainda no volante, destaque para o marcador em vermelho na parte central e detalhes em cinza na parte inferior junto ao logo GR. Por fim, o painel de instrumentos traz a tela de inicialização com assinatura GR Sport.
Na comparação com a Hilux GR Sport da Tailândia, a versão japonesa pode ser considerada mais discreta. Dispensa os adesivos de gosto duvidoso, o santo-antônio integrado e alguns outros excessos. A estreia no mercado japonês, vale lembrar, é uma das grandes novidades do facelift. Ao contrário do modelo original, oferecido apenas em mercados selecionados como Brasil, Argentina e África do Sul, a versão reestilizada terá alcance comercial global.
No Japão, a versão adota motor 2.4 turbodiesel com 150 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Já por aqui, tudo indica que será usado o propulsor 2.8 turbodiesel das demais versões – agora reprogramado para entregar 204 cv de potência (ou seja, aumento de 27 cv) e 50,9 kgfm de torque. O diferencial mecânico ficará por conta da suspensão, que terá calibração exclusiva para fazer jus à proposta off-road e assinatura da divisão esportiva GR.
Por Dyogo Fagundes
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