Com estreia confirmada para quinta-feira (16), o novo Citroën C3 2022 teve a sua primeira imagem oficial divulgada por meio de um teaser. Além de mostrar um pouco da frente do compacto, uma publicação da Citroën Argentina no Twitter confirmou que realmente será batizado como C3, acabando com os rumores na Ásia de que poderia se chamar “C3 Sporty”. Porém, o carro só será lançado no Brasil em abril de 2022, conforme apurado por Motor1.com.
A publicação, além de chamar o carro de “Novo Citroën C3” e mostrar uma imagem do carro em um fundo preto e iluminação vermelha, tem a frase “O novo chega quando menos se espera. Nos vemos em 16 de setembro.” Esta é a data em que o carro será mostrado mundialmente, com revelações simultânea na Índia, Brasil, Argentina e outros mercados em que será vendido.
Mesmo escurecida, a foto do novo C3 2022 confirma o design que foi visto em imagens de uma miniatura que surgiram na Ásia há alguns meses. Adotará a mesma identidade visual dos últimos lançamentos da empresa, como o novo Citroën C3 europeu ou o C4 (que substitui o C4 Cactus). Terá o esquema de faróis duplos, usando um filete de LED na parte superior, seguindo uma das linhas cromadas que formam o logo da empresa, enquanto as luzes normais ficarão um pouco mais abaixo. A segunda barra cromada vai até os faróis inferiores e ainda trazem uma assinatura em LED na diagonal.
Apesar de usar o nome do carro que sempre foi um hatchback, o novo Citroën C3 brasileiro terá posicionamento diferente, virando um SUV compacto. Será o novo modelo de entrada da Citroën, se posicionando abaixo do C4 Cactus e primeiro da montadora francesa a usar a plataforma modulra CMP feita em Porto Real (RJ), onde será produzido. Conhecido como Projeto CC21, foi concebido como parte de uma família que, inicialmente, teria também um hatchback e um sedã.
Mecanicamente, seguirá o Peugeot 208 e o Citroën C4 Cactus, utilizando o conhecido 1.6 aspirado de quatro cilindros, que gera 118 cv a 5.750 rpm e 15,5 kgfm de torque máxima a 4.000 rpm, podendo trabalhar com uma transmissão manual de 5 marchas ou uma automática de 6 posições. As versões mais caras já devem adotar o 1.0 turbo de três cilindros que a Fiat estreara este ano no Pulse, com cerca de 120 cv e 20 kgfm. Será uma boa diferença para a versão indiana, que deve usar um 1.2 turbo de 130 cv e pode contar até com uma variante totalmente elétrica.
Saberemos mais sobre o novo Citroën C3 na próxima quinta-feira, após a apresentação mundial. No entanto, não espere vê-lo nas lojas este ano. Apesar da promessa da revelação iminente, Motor1.com apurou com fontes ligadas à Stellantis que o novo o lançamento do novo C3 no Brasil foi adiado para abril do ano que vem, pois o carro teve o desenvolvimento local estendido para deixá-lo mais refinado do que o projeto original.
Deixar uma Comentário