Indiana Bajaj quer produzir motos no Brasil e aposta em preço
03/05/2021 Blog
Em seu país, é uma das maiores montadoras e tem modelo de entrada por pouco mais de R$ 3,5 mil
O mercado brasileiro teve pouco contato com as motos indianas. Sem contar as motos da Royal Enfiend e a Dafra ,Apache RTR, montada sob licença da TVS, foram poucos os modelos que chegaram ao nosso país. Mas isso deve mudar em breve. Em outubro do ano passado, a Bajaj anunciou na Índia que tem planos de se expandir globalmente e isso incluirá o Brasil.
Além de uma das maiores fabricantes da Índia, a marca também é a maior exportadora daquele país. Cerca de 15% de tudo que Bajaj vende para fora tem como destino países da América Latina, como Argentina, Colômbia e Equador. Mas a intenção da empresa não é apenas vender motos por aqui, devendo construir uma fábrica em Manaus (AM), com potencial para exportar para outros mercados da região.
Galeria: Motos da Bajaj
Mais do que apenas anunciar planos hipotéticos, a Bajaj já tomou algumas atitudes de fato. A primeira delas foi confirmar a contratação Waldyr Ferreira como chefe das operações por aqui. O executivo atuou como diretor da Harley-Davidson do Brasil até julho do ano passado. O modelo de negócios da Bajaj por aqui deverá ser completo. Além da fábrica, deverá contar ainda com logística e estoques de peças localizadas.
Ter uma nova competidora em nosso mercado, dominado por Honda e Yamaha há anos, é sempre uma boa notícia. Mas o mais interessante é que a Bajaj possui um portfólio focado em modelos de entrada, com motos de baixa cilindrada principalmente. Os modelos mais vendidos da empresa na Índia têm motores entre 100 cm³ e 400 cm³. Assim, ela poderia trazer motos mais acessíveis para os consumidores brasileiros.
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