Nova Hyundai Santa Cruz 2022 é revelada com porte de Fiat Toro
19/04/2021 Blog
Cheia de estilo, nova picape tem motores 2.5 aspirado e turbo
Não é apenas no Brasil que as montadoras estão de olho no segmento de picapes. Agora é a vez da Hyundai apresentar a Santa Cruz, sua picape em monobloco que, se vier ao Brasil, estará de olho no público da Fiat Toro. Com a proposta de misturar um SUV com a praticidade de uma picape, a Hyundai Santa Cruz começará a ser vendida nos Estados Unidos ainda em abril.
Se você acha que os faróis em 2 partes da Toro algo diferente, a Santa Cruz irá te impactar ainda mais. Com tudo apagado, o conjunto de confunde com a grade, mas as 4 partes em LEDs de cada lado formam um curioso conjunto de luzes diurnas e os faróis estão mais ao lado, nas extremidades. É impactante ainda mais considerando que o restante da carroceria tem desenho bem leve, sem muitas linhas e vincos. Na traseira, uma tampa tradicional com as lanternas a invadindo.
Galeria: Hyundai Santa Cruz 2022
As laterais tem os apliques nas caixas de rodas, que fazem o conjunto com as rodas de 20″. Desenhada na Califórnia, a Santa Cruz ostenta isso nas lanternas traseiras como um pequeno detalhe. Na tampa, a (nada discreta) inscrição do nome em baixo relevo e, perto do vidro traseiro, um santantonio integrado guarda o break-light.
Em dimensões, a Hyundai Santa Cruz quer ser uma opção mais urbana ao que o mercado norte-americano oferece. Por aqui, vale comparar com as medidas da Fiat Toro, já que é ela a opção para as nossas picapes médias como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux.
COMPRIMENTO | LARGURA | ALTURA | ENTRE-EIXOS | |
Hyundai Santa Cruz | 4.971 mm | 1.905 mm | 1.694 mm | 3.005 mm |
Fiat Toro | 4.944 mm | 1.844 mm | 1.743 mm | 2.990 mm |
Em comprimento, a Hyundai Santa Cruz tem 27 mm a mais que a nossa Toro. Na largura, 61 mm a mais, assim como os 15 mm no entre-eixos – só é mais baixa, com 49 mm a menos. São medidas próximas ao que deveremos ver em breve na Ford Maverick, picape que concorrerá com a Santa Cruz no mercado norte-americano e será vendida no Brasil em, provavelmente, 2022. A capacidade de carga não foi divulgada.
Não se assuste com a similaridade em diversos pontos com o novo Hyundai Tucson. A Santa Cruz compartilha a plataforma com o SUV e diversos elementos, principalmente a inspiração para o design e no interior.
A Hyundai Santa Cruz terá 2 opções de motores no mercado norte-americano. Na entrada, o 2.5 aspirado (injeção direta de gasolina) com cerca de 190 cv e 24,9 kgfm de torque (a marca não fala o número exato) com um câmbio automático de 8 marchas. Há também o 2.5 turbo a gasolina com mais de 275 cv e 42,9 kgfm de torque, este com um câmbio automatizado de dupla embreagem com 8 marchas. Ambos possuem a tração integral com seletor de modos HTRAC, que varia a distribuição entre os eixos dependendo do modo selecionado.
Interior e equipamentos
Por dentro, a Santa Cruz é menos impactante que por fora. Aposta mais no refinamento que no exagero do design, mas não esquece de ser moderna. Na parte central, um sistema multimídia com tela de 10″ com Apple CarPlay e Android Auto sem fios (possui carregador por indução), enquanto o painel de instrumentos digital (opcional) tem também 10″. Sistema de som assinado pela Bose também é um opcional. O smartphone também pode controles funções do carro a distância, inclusive como chave digital.
Entre os equipamentos de segurança, a Santa Cruz possui em todas as versões a frenagem automática com detecção de pedestres, assistente de faixas e alerta de atenção do motorista. Entre os opcionais, alerta de ponto-cego e alerta de tráfego cruzado, além do assistente de mudança de faixas e piloto automático adaptativo. Os preços ainda não foram divulgados.
por Leo Fortunatti
Deixar uma Comentário