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Volkswagen up!: 5 versões legais que nunca vieram ao Brasil


09/04/2021 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Blog



Lá fora, onde ainda é vendido, compacto tem variantes GTI, comercial e até totalmente elétrica

Fora de linha no Brasil depois de aproximadamente 7 anos, o Volkswagen up! fez sua despedida do mercado vendido em versão única Xtreme sempre equipado com motor 1.0 TSI de 105 cv. Em países da Europa, porém, o modelo ainda continua à venda e tem portfólio composto por versões pra lá de interessantes.

São variantes oferecidas com diferentes propostas, desde a esportiva GTI (equipada com motor 1.0 TSI de 115 cv e 20,4 kgfm de torque) até a elétrica e-up!, que oferece autonomia de 260 km. Há até uma opção de uso comercial que dispensa os bancos traseiros. Reunimos abaixo as principais e revelamos detalhes curiosos de cada uma.

up! GTI

Galeria: Volkswagen Up! GTI 2018

Versão mais apimentada da gama up!, a GTI segue exatamente a mesma receita dos primos maiores Polo GTI e Golf GTI. Veste traje esportivo exclusivo, com direito a apliques vermelhos, rodas exclusivas, apêndices aerodinâmicos, aerofólio e rodas com desenho único, além de tratamento especial no interior com o típico tecido xadrez nos bancos. É vendido sem na carroceria de 2 portas e nas cores vermelha, preta, branca ou prata.

Mecanicamente, as mudanças incluem suspensão recalibrada e rebaixada em 15 mm (mesmo com as rodas de 17″) e motor 1.0 TSI com potência de 115 cv (10 cv a mais que o up! TSI brasileiro). Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e velocidade máxima de 197 km/h. O câmbio é sempre manual de 6 marchas.

up! R-Line

Volkswagen up! - Europa
Volkswagen up! - Europa

Nesta configuração, o up! foi oferecido na Alemanha em meados de 2018. Chama atenção pelo visual esportivo composto por uma série de elementos oferecido em um pacote com o batismo R-Line. Incluía novos para-choques, saias laterais na cor da carroceria, teto e capas de retrovisores na cor preta, vidros escurecidos nas laterais traseiras e da tampa do porta-malas, faróis de neblina com luzes de conversão e rodas de liga leve de 16 polegadas.

Mudanças mecânicas não foram aplicadas, sendo mantido o motor 1.0 MPI de 3 cilindros aspirado com potência de 60 cv ou 75 cv. O câmbio era manual. Também seria uma boa pedida, mas nunca chegou ao Brasil.

e-up!

Galeria: Volkswagen e-Up! 2020

Lançada no final de 2013, a versão 100% elétrica é mais uma variante pra lá de legal do up!. Está à venda na Europa e vem surpreendendo pelo números comerciais. No ano passado, por exemplo, recebeu mais de 20 mil pedidos e respondeu por metade dos emplacamentos do compacto na região. O preço atrativo é um dos diferenciais: 21.421 euros (cerca de R$ 142.000), que podem cair para pouco mais de 15.000 euros com incentivos fiscais.

Mecanicamente, tem motor elétrico de 83 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, além de baterias de 32,3 kWh. Dados de fábrica indicam autonomia de 260 km e aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos. O rendimento é de 12,7 kWh/100 km, que numa conversão seria equivalente a 58,3 km/litro.

up! viatura de polícia

Volkswagen up! - Europa
Volkswagen up! - Europa

Desde 2016, o up! ajuda a polícia a combater o crime na Itália. O modelo, em versão elétrica, foi transformado em viatura e incorporado à frota de segurança de cidades importantes como Roma e Milão. Realiza patrulhamento ostensivo, atuando principalmente em locais centrais e com grande movimento turístico. O porte compacto é um dos trunfos para percorrer ruas estreitas e garante agilidade nos deslocamentos.

Visualmente, adota as cores características da corporação, adesivos específicos e equipamentos como giroflex e rádio. O conjunto mecânico é o mesmo do e-up! convencional.

up! Cargo

Volkswagen up! - Europa
Volkswagen up! - Europa

Para pequenos comerciantes e profissionais autônomos, a Volkswagen oferece em vários mercados europeus o up! Cargo. Com carroceria de 4 portas, a versão é utilizada para o transporte de pequenas cargas em grandes cidades. Dispensa os bancos traseiros e acomoda objetos e caixas em um assoalho plano com volume de e 0,93 m3. A capacidade de carga é de 433 kg, segundo dados de fábrica.

Sob o capô, o motor 1.0 MPI a gasolina entrega 65 cv de potência e vem sempre associado a um câmbio manual. A VW divulga consumo de 19,4 km/l e emissões de CO₂ de 117,0 g/km.

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