Vendas no varejo 2020: Hyundai supera Fiat e HB20 reduz vantagem do Onix
07/01/2021 Blog
Destaque nas lojas, marca coreana ainda teve o Creta como líder dos SUVs
O varejo foi o responsável por 55,99% dos 1.950.889 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em 2020, contra 54,33% no ano anterior. Pelo 6º ano seguido a Chevrolet foi a líder na modalidade, com 20,19% do total. A Volkswagen (13,89%) manteve o 2º lugar, enquanto a Hyundai (11,55%) venceu a Fiat (11,42%) por pouco para assegurar lugar no pódio. Terceira em 2019, a Toyota (9,43%) caiu para o 5º lugar.
O Chevrolet Onix (101.096) também completou 6 anos no topo entre os automóveis, mas desta vez com vantagem um pouco menor sobre o Hyundai HB20 (69.420) – há um ano, a diferença entre os dois havia sido de quase 60 mil unidades. A 1ª novidade de 2020 foi a chegada do Chevrolet Onix Plus (53.864) ao pódio. O Ford Ka, com 43.420 unidades, repetiu o 4º lugar, mas desta vez sob ameaça do Fiat Argo (42.499).
Pódio no ano anterior, o Renault Kwid (36.321) recuou 3 posições, enquanto o VW Polo (35.159) deixou o top 5 em que esteve presente em 2018 e 2019. Único sedã médio no top 10, o Toyota Corolla (33.943) emplacou quase 83% de suas unidades através da modalidade. Em 9º, o Hyundai Creta (30.771) interrompeu uma liderança do Honda HR-V (29.349) entre os SUVs e crossovers que já durava 3 anos.
No 1º ano da nova geração, o Chevrolet Tracker (28.838) ficou à frente do VW T-Cross (22.129), este com mais de 63% de seus registros nas vendas diretas, e do VW Gol (20.657). Único novato entre os 50 primeiros, o VW Nivus (12.929) foi o 23º, vendendo mais do que a dupla da Renault – Sandero (12.866) e Duster (11.030) – e ficando próximo do Jeep Renegade (14.616).
Em 42º, o Caoa Chery Tiggo 2 (4.759) foi o único modelo com 100% de seus emplacamentos na modalidade. Representante premium da lista, o BMW 320i (4.156) foi o 44º colocado, vendendo mais do que o Citroën C4 Cactus (3.907) e o VW Jetta (3.804). Segurando o bastião de um segmento em decadência, o Chevrolet Cruze Sport6 (2.887) foi o único hatch médio da lista, em 49º. Em ano muito ruim, o Renault Captur (2.858) foi o último colocado do top 50.
Entre os comerciais leves, a Toyota Hilux chegou ao 5º ano consecutivo no topo, mas sem v: a vantagem superior a 11 mil unidades em 2019 sobre a Fiat Toro caiu para pouco mais de 1,5 mil (20.665 x 19.142). Terceira no ano anterior, a Chevrolet S10 (10.247) foi superada pela força da nova geração da Fiat Strada (12.881), 9ª colocada há um ano.
Na disputa por um lugar no top 5, a Ford Ranger (6.179) levou a melhor (por pouco) sobre a VW Amarok (5.846), 4ª colocada em 2018 e 2019. A Renault Duster Oroch, com 2.575 emplacamentos, ficou fora do top 10 pelo 2º ano seguido. Na 4ª colocação do ranking geral, a VW Saveiro (2.439) foi apenas a 14ª na modalidade.
Em dezembro
O varejo encerrou o último mês de 2020 representando 56,03% dos 232.814 automóveis e comerciais leves emplacados. Com 20,74% de participação, a Chevrolet manteve a ponta entre as montadoras, com a VW (13,69%) e a Hyundai (12,80%) na sequência. Fiat (11,97%) e Toyota (9,15%) completaram as 5 primeiras colocações.
Com o mesmo pódio pelo 5º mês consecutivo, Chevrolet Onix (12.483) e Hyundai HB20 (8.974) completaram 15 meses ocupando as 2 primeiras colocações, seguidos pelo Chevrolet Onix Plus (8.350), líder entre os sedãs com sobras – em 9º, o Toyota Corolla (3.918) registrou menos da metade. Com 4.936 unidades, o Ford Ka manteve a 4ª posição que sustenta desde outubro.
Na disputa pela 5ª posição, menos de 100 unidades separaram o Fiat Argo (4.790) do Renault Kwid (4.699). Com quase 2/3 de todas as suas unidades na modalidade, o Chevrolet Tracker (4.339) chegou ao 3º mês seguido como líder entre os SUVs e crossovers, mas com apenas 24 unidades de vantagem sobre o Hyundai Creta (4.315). Com 3.564 unidades, mais de 86% do seu total, o Nivus marcou presença no top 10 apenas pela 2ª vez e foi o SUV/crossover mais vendido da marca pela 3ª vez no ano – o T-Cross, com 3.082 unidades, foi o 13º.
E pelo 2º mês seguido a Caoa Chery emplacou seus 4 representantes no segmento entre os 50 primeiros, com o Tiggo 8 (628) à frente do Tiggo 2 (622). O Tiggo 2, aliás, foi um dos dois únicos modelos com 100% de seus registros no varejo – o outro foi o Mercedes Classe C (379), 43º. Além do sedã de Sttutgart, o BMW 320i (493), 38º, foi o outro representante de marca premium na lista.
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat Toro (3.606) chegou ao 3º mês seguido no topo com boa margem sobre a Toyota Hilux (2.560) e a Fiat Strada (1.775), esta última com mais de 82% de registros através de vendas diretas. Destaque também para a 4ª posição da VW Amarok (806) após briga acirrada contra a Chevrolet S10 (786).
Fonte: Fenabrave
Deixar uma Comentário