Especial: os lançamentos de motos esperados para o Brasil em 2021
07/01/2021 Blog
Honda já anunciou 3 novidades, Yamaha deve enfim trazer a Ténéré 700 e BMW promete uma série de atrações
Antes mesmo de 2020 acabar, a Honda fez uma apresentação das novas motos que serão lançadas no Brasil em 2021, com destaque para o scooter Forza 350 – a nova geração de um modelo muito pedido por aqui. E a marca da asa não será a única a trazer grandes atrações para o mercado brasileiro de 2 rodas. A Yamaha deve enfim fazer a versão nacional da Ténéré 700, enquanto a BMW Motorrad prepara uma série de lançamentos para aproximar o line-up brasileiro à sua linha europeia. Teremos ainda duas novidades da Triumph e até a primeira Harley-Davidson elétrica, entre outras. Confira nossa lista a seguir:
Honda
Modelo: Honda Forza 350
O que é? Scooter inédito no país
Por que esperar? Aguardado desde que a antiga versão 300 foi mostrada no Salão Duas Rodas, em 2019, o scooter Forza 350 será a opção da Honda entre o SH300i e o maxiscooter X-ADV 750. Terá como destaque o motor 330 cc de 29,2 cv e itens como iluminação full-LED, entrada USB, chave presencial e até para-brisa com ajuste elétrico.
Modelo: Honda CRF 1100L Africa Twin
O que é? Nova geração
Por que esperar? A big trail da Honda virá com leves modificações visuais e um incremento importante no motor bicilíndrico: agora com 1.084 cc, ele entrega 7% a mais de potência e 6% a mais de torque que antes, com 102 cv e 10,7 kgfm. Outra novidade ficará por conta da opção do câmbio DCT de dupla embreagem, que será oferecido em nosso mercado tanto na versão básica (vermelha) quanto na Adventure Sports (branca), esta com tanque maior, para-brisa elevado e mais equipamentos.
Modelo: Honda CBR 1000 RR-R Fireblade
O que é? Nova geração
Por que esperar? A nova CBR 1000RR-R Fireblade 2021 é simplesmente a Honda de produção mais potente da história. São nada menos que 217,5 cv a 14.500 rpm, graças a tecnologias vindas da MotoGP RC213V, como pistões forjados em alumínio e bielas de titânio. Além disso, chassi tem uma nova geometria para aumentar a estabilidade e agilidade, com peso total da moto não superando os 202 kg. A “versão de pista” SP ainda vem equipada com suspensões eletrônicas semi-ativas.
Yamaha
Modelo: Yamaha Ténéré 700
O que é? Big trail inédita no país
Por que esperar? Muito aguardada no Brasil desde que começou a ser vendida na Europa, em 2018, a Ténéré 700 parece que finalmente chegará por aqui em 2021. Segundo ouvimos de concessionários, a big trail está em fase de homologação e deve ser lançada ao longo do ano. Usando o mesmo motor bicilíndrico da MT-07 (neste caso com 73,4 cv e 6,9 kgfm), ela se destaca pela proposta “trail raiz”, com chassi exclusivo, suspensões de longo curso (210 mm na dianteira e 200 mm na traseira) e rodas aro 21″ na frente e 18″ atrás com pneus off-road. Ela briga com BMW F850 GS e Triumph Tiger 900, mas, ao menos na Europa, é bem mais barata que as rivais.
BMW Motorrad
Modelo: BMW G310 R / G310 GS
O que é? Atualização
Por que esperar? A linha de compactas da marca alemã receberá sua primeira atualização, que inclui um leve “tapa” no visual e algumas novidades mecânicas. Tanto a naked R quanto a trail GS recebem um novo conjunto de iluminação full-LED, incluindo o farol principal e o DRL para uso diurno, além de novos grafismos e cores. Os manetes de freio e embreagem ganham ajuste de distância, enquanto o acelerador agora é eletrônico. A embreagem, por sua vez, passa a ser assistida e deslizante, que deixa seu acionamento mais leve e evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas. O motor monocilíndrico de 313 cc e 34 cv segue inalterado.
Modelo: BMW S1000R / S1000 XR
O que é? Nova geração da naked e crossover
Por que esperar? Após a estreia da superesportiva S1000RR, será a vez das derivadas naked (S1000 R) e crossover (XR) chegarem ao Brasil. Ambas se baseiam no chassi da RR, agora mais leve, porém com mudanças para atender seus públicos. O motor de 4 cilindros e 165 cv segue como antes, mas a BMW diz que ele entrega força mais cedo. Já o pacote de tecnologias agora monitora a taxa de inclinação da moto e inclui controle de tração, ABS com função curva e 3 modos de pilotagem, além do quick-shifter. O design é todo novo nos dois casos e a XR, de posição mais ereta de condução, tem para-brisa regulável e malas laterais (opcional).
Modelo: BMW F900 R / F900 XR
O que é? Naked e crossover inéditas
Por que esperar? A BMW enfim tem uma substituta para a F800R – e ela não veio sozinha. Além da naked F900R, agora existe também a versão crossover XR, nos moldes da S1000 XR. O motor bicilíndrico é uma derivação do usado na F850 GS, porém com a cilindrada elevada de 853 para 895 cc e modificações no cabeçote. Assim, passou de 95 cv (no Brasil foi limitado a 80 cv) para 105 cv e 9,4 kgfm de torque. Ambas contam com dois modos de condução (Rain e Road), faróis de LED, ABS com função curva e controle de tração. Como opcionais, há suspensão semi-ativa, chave presencial e quick-sifter. Além da posição elevada, a XR tem tanque maior, de 15,5 litros, contra 13 l da naked.
Triumph
Modelo: Triumph Trident 660
O que é? Naked inédita no país
Por que esperar? Com design retrô e um novo motor tricilíndrico de 660 cc e 81 cv, a Trident é nova naked de entrada da marca inglesa, para ficar abaixo da Street Triple. Mas nem por isso ela abre mão de itens refinados, como suspensão dianteira da Showa com garfos invertidos e um sistema quck-sifter para subir e descer marchas sem o uso da embreagem. Tem ainda seletor de modos de pilotagem e controle de tração ajustável. A principal rival será a Honda CB 650R.
Modelo: Triumph Tiger 850 Sport
O que é? Nova versão
Por que esperar? Quem achou a Tiger 900 cara demais, agora tem a esperança de algo mais em conta com a nova versão 850 Sport. Feita para encarar a BMW F750 GS, ela tem o mesmo conjunto mecânico da 900, mas com a potência do motor tricilíndrico “amansada” para 84 cv e menos equipamentos, além de cores exclusivas. Com pegada mais on-road, vem com rodas de liga e usa aro 19″ na dianteira.
Harley-Davidson
Modelo: Harley-Davidson LiveWire
O que é? Naked elétrica inédita
Por que esperar? Era para ela ter chegado ano passado, mas a pandemia atrasou os planos e agora a previsão é que a primeira HD elétrica chegue ao longo de 2021. Com proposta totalmente diferente das motos da marca, a LiveWire é uma naked com desempenho esportivo garantido pelo motor elétrico que gera 105 cv de potência e 11,8 kgfm de torque despejados na roda traseira por meio de uma correia. Como não há câmbio nem embreagem, para pilotá-la basta acelerar e frear, como num scooter. A autonomia pode chegar a 235 km, segundo a Harley.
Modelo: Harley-Davidson Pan America
O que é? Big trail inédita
Por que esperar? Com apresentação global marcada para fevereiro, a primeira big trail da HD tem previsão de chegar ao Brasil no fim do ano. Um dos destaques ficará por conta do novo motor Revolution Max, com 1.250 cc e 145 cv de potência, além das suspensões de longo curso e com ajuste eletrônico de pré-carga. Projetada para uso on-off-road, a Pan America troca a transmissão por correia das Harley por uma tradicional correia, prometendo fazer uma verdadeira revolução entre as motos da marca. A missão é rivalizar com a BMW R1250 GS.
Ducati
Modelo: Ducati Monster
O que é? Nova geração
Por que esperar? A Monster passou pela maior transformação desde que chegou ao mundo em 1993. Isso porque o modelo 2021 abandonou o clássico chassi de treliça em favor de um quadro de alumínio derivado da V4 Panigale, o que contribuiu para redução de 18 kg no peso total (agora de apenas 166 kg). O motor é o conhecido Testastretta de 937 cc usado na Multistrada 950, com 112 cv e 9,5 kgfm, sendo que a Ducati diz ter melhorado a entrega de força em baixas rotações. Resta saber quando a marca italiana vai oferecer a nova naked no Brasil, visto que a filial daqui anda bem atrasada em relação à Europa em termos de lançamentos. Porém, considerando que se trata do modelo de entrada da marca, deve ganhar prioridade no processo.
Suzuki
Modelo: Suzuki V-Strom 1050
O que é? Nova geração
Por que esperar? Registrada no Brasil ano passado, a nova geração da big trail da Suzuki tem como atração o design de linhas mais retas que lembra as clássicas DR da marca. O motor V-twin (bicilíndrico a 90 graus) de 1.037 cc foi mantido, agora com 107 cv (7 cv extras) e acoplado a um novo chassi com balança de alumínio. A versão XT, topo de linha, se diferencia por itens como ABS de curva, que analisa a inclinação da moto, e assistente de partida em rampa, entre outros equipamentos.
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