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Obituário: de Nissan March a Chevrolet Cobalt, os carros que morreram em 2020


15/12/2020 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Blog



Única perua até então produzida no Brasil, Fiat Weekend também deu adeus neste ano
Em um ano conturbado como o de 2020, não foram só os lançamentos que sofreram com atrasos e incertezas. Com a crise gerada pela pandemia da COVID-19, alguns carros também tiveram sua vida abreviada – enquanto outros já estavam mesmo fazendo hora extra no mercado e simplesmente seguiram o rumo natural das coisas.

Entre os falecidos de 2020, estão casos que saíram de cena sem deixar sucessor, como a Fiat Weekend e o Ford Fusion, e outros que passaram o bastão para modelos mais novos, como o Chevrolet Cobalt, que teve seu lugar ocupado pelo Onix Plus. Houve até algumas mortes inesperadas, como a do Nissan March, que deixou um buraco na gama de entrada da marca japonesa em nosso mercado. Veja a lista completa a seguir:

Chevrolet Cobalt
Apesar da General Motors ter batido o pé e dito que o Chevrolet Cobalt seguiria nas lojas por ser uma boa opção para vendas diretas, o sedã não durou muito tempo mais após o lançamento do Onix Plus. A produção foi encerrada em fevereiro, depois de 9 anos de vida no Brasil, quando já sentia (muito) o impacto das vendas em relação ao sedã do novo Onix.

Dodge Journey
Entre no site da Dodge no Brasil e irá encontrar uma situação bem peculiar: não há mais nenhum carro sendo ofertado! Isso porque o Journey, o único modelo da marca que ainda era vendido por aqui, teve sua produção encerrada neste ano. O SUV era vendido por R$ 149.900 com o motor 3.6 V6 de 280 cv, configuração que manteve desde o lançamento em 2008. A fabricante promete novidades no futuro, dizendo que não encerrará a operação no país.

Fiat Argo, Mobi e Cronos GSR
O fim das versões de Fiat Argo, Mobi e Cronos com o câmbio automatizado GSR é marcante por também significar o fim da transmissão robotizada de embreagem simples no Brasil. A marca italiana era a única que ainda apostava nesta tecnologia, mas começou a retirar o sucessor do Dualogic de linha aos poucos, primeiro com Argo, depois com Mobi e, em outubro, com o Cronos. A partir do ano que vem, a opção automática dos compactos da Fiat será uma caixa CVT acoplada aos motores 1.3 aspirado e 1.0 turbo, este inédito por aqui.

Fiat Mobi Firefly
Além de encerrar a produção da versão GSR, Fiat simplificou a linha do Mobi, seu modelo mais barato no Brasil. Em abril, a marca decidiu encerrar a oferta do 1.0 Firefly de três cilindros, que levou junto a direção elétrica e fazia com que o subcompacto fosse um dos carros mais econômicos do país. Desde então, o Mobi só conta com o velho conhecido 1.0 Fire de 75 cv, nas versões Easy, Like e Trekking.

Fiat Weekend
Veterana no mercado, a Fiat Weekend nasceu em 1997 e passou por muitas mudanças ao longo de sua carreira, sempre acompanhando o Palio, hatch da qual ela derivava (exceto quando este mudou de geração). Mesmo com o fim de rivais como Volkswagen SpaceFox, a perua da Fiat virou símbolo de resistência do segmento das station wagon compactas. Com o encerramento da produção em Betim (MG), toda a categoria dá adeus no país.

O fim do Ford Fusion no Brasil estava anunciado desde o ano passado, quando a própria fabricante confirmou o encerramento da produção no México para 2020. A marca se adiantou um pouco por aqui, tirando o sedã grande de seu site em maio, três meses antes da fábrica mexicana produzir a última unidade. Os modelos derradeiros, ainda da linha 2019, tinham preços entre R$ 149.990 e R$ 182.990. E não haverá sucessor direto, pois a Ford vai investir apenas em SUVs e picapes daqui para frente – vide o Territory que chegou para ocupar a vaga do Fusion ao menos em preço.

Hyundai Elantra
Apesar da promessa de trazer a nova geração do Hyundai Elantra ao país, até mostrando o modelo no Salão do Automóvel de São Paulo 2018, a marca coreana não levou seu plano à frente. O sedã médio já mudou de novo nos EUA e, enquanto isso, a versão que tínhamos no Brasil encerrou as vendas no início do ano, sem previsão de ser substituída pela nova geração.

Nissan March
Se você acessar o site da Nissan, o March ainda está lá por conta dos estoques remanescentes. Mas a própria fabricante confirmou o fim da produção do compacto em Resende (RJ) em setembro. Desatualizado em relação à Europa, o March acabará substituído por um crossover com menos de 4 metros, na forma do Magnite, modelo desenvolvido na Índia baseado no Renault Kwid e que tem previsão de chegar ao Brasil em 2022.

O Golf encerra de novo sua carreira no Brasil, desta vez com o fim das vendas do híbrido GTE. Esta versão já era bem limitada, com somente 99 unidades e, recentemente, a Volkswagen vendeu o lote restante do hatchback médio para a locadora Unidas. Agora ficamos na expectativa pela nova geração do hatch mas, sem nenhum posicionamento oficial da fabricante, por enquanto podemos falar que o Golf deu adeus ao Brasil de novo.

Volkswagen Jetta 250 TSI
Quem comprar um Volkswagen Jetta agora terá que pagar ao menos R$ 136.340, pois a versão 250 TSI, a única que custava menos de R$ 100 mil (R$ 99.990, mais exatamente), deixou de ser oferecida. Era um dos poucos sedãs médios a ficar abaixo deste limite, junto com o Kia Cerato (R$ 94.990) e o Nissan Sentra (R$ 91.090, mas que irá mudar no ano que vem).

Volkswagen Passat
Modelo topo de linha da Volkswagen no Brasil, o Passat teve sua venda encerrada em agosto. O motivo dado pela empresa é a alta desvalorização do real frente ao euro, o que aumentava muito o valor do sedã importado da Alemanha. Para piorar, há rumores sobre o fim global do carro na carroceria sedã a partir de 2023, quando passaria a ser vendido somente na versão perua Variant. Custava R$ 170 mil e trazia muitas tecnologias vistas também no Audi A4.

Volvo V60
A Volvo era famosa por suas station wagons, mas isso em outra época. Cada vez mais ligada nos SUVs, a fabricante sueca desistiu do segmento das peruas por aqui, encerrando a importação da V60. Um dos motivos era a ausência de uma motorização híbrida para a perua, que ainda era o único modelo da empresa a não ter uma opção eletrificada em nosso mercado. Era vendida em versão única por R$ 225.950, equipada com motor 2.0 turbo de 254 cv.

Citroën C4 Cactus manual
SUVs compactos com câmbio manual estão ficando cada vez mais raros, já que o público disposto a pagar mais de R$ 70 mil por este tipo de carro prefere o conforto de uma transmissão automática. O Grupo PSA enxergou isso e mexeu na linha do Citroën C4 Cactus, retirando da linha a variante manual, fazendo com que tenha somente a caixa automática de 6 marchas e preço inicial de R$ 89.990.

Citroën C4 Lounge
Oficialmente, a Citroën diz que o C4 Lounge segue normalmente em linha e apenas não trouxe um novo lote do sedã médio feito na Argentina. Nos bastidores, o papo é outro. Os concessionários dizem que não recebem nenhuma unidade desde janeiro, e a diretora de marketing da Citroën Argentina disse que o C4 Lounge estava abastecendo somente o mercado local e o Uruguai. Por isso, o sedã ainda não foi declarado como morto, mas está com um pé na cova e respirando por aparelhos.

Por: Nicolas Tavares

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