banner-uniben
careca ar condicionado banner
previous arrow
next arrow

Novo Ecosport? Primeiro SUV da parceria Ford-Mahindra “vaza” na Índia


08/12/2020 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Blog



Design da dianteira terá grade ampla e faróis de neblina em posição vertical
Estabelecida desde 2018, a parceria da Ford com a Mahindra para desenvolvimento conjunto de SUVs parece que não vai demorar para render os primeiros resultados. E a primeira prova vem da Índia, país que sedia o projeto e onde o site Autocar publica a primeira imagem daquele que certamente será o fruto pioneiro da aliança.

Detalhes ainda são limitados (apenas uma foto foi vazada), mas as expectativas são grandes. Pelo que já é possível notar, o protótipo tem design alinhado com a mais recente filosofia da Ford para o segmento e exibe ampla grade frontal com detalhes cromados. Há ainda faróis de neblina posicionados na vertical e iluminados por luzes de LED.

A identidade do modelo ainda é desconhecida, mas há pelo menos duas apostas: o sucessor do EcoSport ou o aguardado SUV médio rival do Jeep Compass. O primeiro, cujo projeto na Índia atende pelo codinome BX745, estreará por volta de 2022. O comprimento será de aproximadamente 4,30 metros – bem próximo de seu principal rival, o Hyundai Creta.

Já o segundo, conhecido internamente como Projeto Black, terá porte médio e atuação no segmento C, sendo uma espécie de alternativa menos sofisticada ao Escape/Kuga para mercados emergentes. A meta é brigar diretamente com Jeep Compass, Volkswagen Taos e companhia.

Haverá ainda um terceiro modelo (diferente do que aparece na foto), com comprimento restrito aos 4 metros (estratégia para recolher menos impostos na Índia) e posicionamento de acesso. É conhecido pela sigla BX744 e vem sendo pensado como rival de Nissan Magnite, Renault Kiger e Hyundai Venue.

Todos os três modelos, vale lembrar, terão equivalentes produzidos pela Mahindra, porém com design próprio e posicionamento distinto. A parceria será estendida ainda ao campo dos motores, com a Ford utilizando diversos propulsores da fabricante indiana. Entre eles, destaque para o 1.5 T-GDi de 163 cv, equipado com turbocompressor e injeção direta de combustível.

E no Brasil?
Por aqui, os impactos dessa parceria ainda são desconhecidos. A Ford daqui também trabalha no desenvolvimento de novos SUVs a serem fabricados em Camaçari (BA), mas ainda é desconhecido o grau de proximidade com os projetos indianos. Por aqui, um dos projetos tocados internamente atende pela sigla BX755, uma indicação de que pode ser diferente da versão asiática.

Por: Dyogo Fagundes
Fonte: Autocar India

Comentários