Motor Turbo – Como Cuidar e Dicas de Manutenção
28/10/2020 Blog
Saiba aqui como cuidar do motor turbo do seu carro.
Nos últimos, os motores a turbo ganharam espaço no mercado, estando presente principalmente nos automóveis mais modernos e sofisticados. Contudo, a tendência é que se torne uma característica padrão até mesmo nos carros mais populares. O que todo mundo sabe é que esse tipo de motor aumenta a potência do veículo, porém, nem todos os proprietários sabem como cuidar corretamente deste item.
Geralmente, o rotor de um turbocompressor gira até 200.000 rpm, podendo atingir uma temperatura de 1000ºC em automóveis que apresentam alto desempenho. Apesar de parecerem informações chocantes, os turbos e suas respectivas peças são projetados, preparados e testados para resistir a isso.
Mas, para aproveitar todos os benefícios de um motor turbo e garantir o seu bom funcionamento é necessário fazer uma manutenção periódica e tomar alguns cuidados para não danificá-lo. Quer saber mais? Confira, a seguir, algumas das melhores dicas para cuidar de carros com motor turbo!
Preste atenção no óleo
A primeira coisa a se fazer é acompanhar o nível de óleo do motor. Os fabricantes costumam dizer que é normal quando o motor consome até 1 litro de óleo por 1000 km rodados. Ainda que isso pareça exagerado, podemos perceber que o nível de óleo baixa mais rápido em motores turbo comparado aos que são aspirados.
É necessário ficar atento para saber quando é a hora certa de trocar o óleo. Afinal, como o turbo recebe óleo do motor, o líquido velho pode acabar obstruindo os dutos, deixando de esfriar o turbo, o que gera desgastes precocemente.
Aguarde o motor esquentar
Não coloque o motor para funcionar em um alto regime de rotação se ainda estiver alcançado a temperatura ideal. O mais recomendado é não passar de 2.500 rpm até que esquente.
Leia também: Escapamento do Carro Furado – O Que Fazer e Como Consertar
O interessante é que os motores mais recentes contam com um gerenciamento térmico extremamente eficiente, em que ele mesmo acelera o aquecimento do bloco para obter a temperatura ideal.
É importante dizer que um turbocompressor que esteja excessivamente quente também pode prejudicar o desempenho do motor. A vantagem do turbo é elevar a admissão de ar frio da peça, de modo a potencializar o seu rendimento. Mas, se o turbo estiver quente demais, o desempenho do motor será inferior ao esperado.
Deixe o motor ligado para esfriar
Você passou horas viajando com o seu veículo turbo? Então mantenha o motor ligado por alguns minutos, já parado, para que o líquido de arrefecimento continue circulando, o que impede que o óleo que roda no turbo fique demasiadamente quente.
Todavia, essa dica não é tão válida para os motores mais modernos, haja vista que possuem sistemas de arrefecimento que continuam trabalho mesmo depois que o motor é desligado, como o modelo THP.
O gerenciamento eletrônico dos equipamentos turbocompressores também é muito útil neste quesito, pois não deixa o turbo trabalhar em altos regimes quando não há necessidade.
Não deixe o motor em baixas rotações
Essa dica é mais valiosa para quem tem carro manual ou usar a versão automática no modo manual. Os motores turbo que têm injeção direta levam todo o torque rapidamente, o que pode fazer com que o motorista faça as trocas de óleo antecipadamente, além de deixa-los com rotações baixas, de maneira a vibrar como se estivesse andando na marcha errada.
Assim, o motor pode ter força para trabalhar, mas acaba consumindo uma quantidade menor de combustível, reduzindo a durabilidade dos seus componentes.
E aí, gostou das nossas dicas? Com essas recomendações você pode preservar o bom funcionamento de um carro com motor turbo, evitando desgastes que poderiam causar sérios problemas no veículo. Portanto, você pode dirigir por aí com mais tranquilidade!
Deixar uma Comentário